quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

INTRODUÇÃO

De acordo com Mairce da silva Araújo, foram realizadas numerosas pesquisas sobre alfabetização, durante a década de 70, na Europa, Estados unidos e América Latina. Entre elas a autora destaca Ferreiro (1985, 1988, 1990 e 1993) Pela influencia que exerceu no Brasil, em implantações de políticas publicas de alfabetização.
Passam a pesquisar a criança que se alfabetiza e seu processo de construção de conhecimento.
Os Trabalhos partiram de que todas as crianças, são sujeitos de conhecimento, como tal quando crescem em comunidades letradas onde constroem o conhecimento, reconhecem o código escrito antes de um adulto ensinar-lhes sistematicamente.
Nas palavras de Ferreiro, criar um ambiente alfabetizador, significa organizar a sala de aula com materiais variados de escrita, (jornais, bula de remédios, panfletos, etc) tipos de materiais variados para a exploração, classificação, busca de semelhanças e diferenças. A variedade de material é indispensável aonde quer que se realize uma ação alfabetizadora (1993:33).
É precioso compreender o que significa um ambiente alfabetizador e não só trazer textos variados para a sala de aula, sem saber bem o que fazer com esse tipo de material, não basta colocá-los em um canto da sala de aula, é preciso provocar múltiplas interações das crianças com esses materiais e propor situações de uso da linguagem escrita.
Este parece ser o grande problema da alfabetização das classes populares, freqüentemente filhos de pais analfabetos e semi analfabetos e pouco expostos ao uso da escrita, mas vivem em uma sociedade letrada e estão em contato com uma variedade de materiais escritos, nas ruas, na televisão, nos mercados, etc.

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